Dicas e Novidades

Crédito imobiliário - aperto de mãos fechamento de negócio

5 dicas de ouro para conseguir aprovação de um crédito imobiliário

Compartilhe

Comprar um imóvel é o sonho da maioria das pessoas. Conseguir um crédito imobiliário é, certamente, um dos passos mais importantes para quem deseja realizá-lo. Afinal, muitos querem alcançar esse sonho, mas não possuem o valor à vista do imóvel, tendo assim que optar pelo financiamento imobiliário.

Essa é uma forma de acelerar o processo de compra, já que basta dar um valor de entrada e parcelar o restante do valor em diversas vezes. Apesar de ser mais fácil nesse sentido, conseguir a aprovação do crédito imobiliário nunca foi algo simples. Portanto, acaba sendo uma preocupação constante de quem está em busca de um financiamento.

O processo nos bancos, inclusive, é bastante moroso. Afinal, são diversos documentos necessários, análise de crédito e de nome na Serasa. Além disso, há uma série de taxas que devem ser observadas, entre outros fatores.

Portanto, é preciso compreender e conhecer os diferentes tipos de financiamento imobiliário existentes no mercado, de acordo com a condição socioeconômica do cliente e seu perfil.

Também é necessário saber que há bancos privados e públicos que financiam uma parte ou quase todo o valor do imóvel, parcelando a quantia contratada em meses ou anos. Inclusive oferecem facilidade para quem não possui a quantia necessária para a entrada.

 

Entendendo o financiamento

Cada instituição financeira tem seus tipos de serviços voltados para o financiamento imobiliário. Uma das mais procuradas para essa finalidade é a Caixa Econômica Federal, uma vez que suas taxas e modalidades de financiamento se encaixam nas condições socioeconômicas da maioria dos brasileiros, sendo destinadas para comprar, construir e reformar, entre outras finalidades.

Atualmente, no Brasil, existem dois tipos de financiamento imobiliário mais comuns e mais requisitados: o Sistema Price, com parcelas fixas, formado por juros, e o Sistema de Amortização Constante (SAC), em que o valor das parcelas diminui gradativamente ao longo do tempo. Em relação ao saldo final, o financiamento sai mais barato na modalidade SAC.

Vale ressaltar que você pode optar por um financiamento de banco privado ou público, mas sempre observando suas condições de entrada, parcelamento, taxas, juros e análises feitas para liberação do crédito.

 

Requisitos comuns

A maioria dos bancos, sejam eles públicos ou privados, possuem algumas exigências comuns para liberar o crédito imobiliário ao solicitante e, assim, efetivar o financiamento. Entre elas, destacamos:

• A comprovação de renda compatível com o valor da parcela estipulada no financiamento (a renda deve ser superior; o percentual é determinado pelo banco).

• Ser maior de idade e brasileiro nato ou naturalizado.

• O imóvel pretendido deve estar localizado no município onde o cliente atestar residência durante mais de um ano.

Diante dessas exigências, separamos 5 dicas para você ter mais chances de aprovação. Confira:

 

Busque informações sobre a situação do seu CPF

A maioria dos bancos realiza a pesquisa da condição do CPF do solicitante, através de um programa da Serasa Experian. Isso é feito para saber se é bom pagador e mantém as contas em dia ou não (Cadastro Positivo). Para você melhorar a sua análise, o recomendável é quitar as dívidas em aberto antes de procurar o banco para o financiamento.

Fazendo o seu cadastro no site da Serasa, é possível saber se as suas pendências, assim que quitadas, já foram retiradas do seu “nome”, melhorando a imagem do seu CPF perante o banco.

 

Pesquise o banco e simule o financiamento

Para escolher o banco correto, é preciso pesquisar quais apresentam taxas e condições de financiamento mais parecidas com a sua condição financeira e disponibilidade. Para isso, a maioria dos bancos, como exemplo, a Caixa Econômica, disponibiliza um simulador de crédito imobiliário em seus sites.

Basta acessá-los e inserir seus dados pessoais, os dados financeiros disponíveis para parcelamento, o valor do imóvel requerido, entre outros. Com isso, você terá em mãos todas as taxas, o valor e a quantidade de parcelas, entre outros dados que o ajudarão a decidir qual banco oferece as melhores vantagens.

Abra conta no banco em que deseja financiar

Abrir um tipo de conta no banco em que busca aprovação de crédito imobiliário é uma boa forma de obtê-lo! Afinal, você consegue mais chances para aprovar o crédito, além de taxas de juros menores no financiamento.

Isso acontece porque a instituição financeira tem acesso mais fácil à sua movimentação financeira. Ao saber quanto dinheiro entrou e saiu da conta do cliente nos últimos meses, a avaliação do pedido de financiamento imobiliário torna-se mais fácil.

Mantendo as contas em dia e uma boa movimentação financeira, o gerente terá uma boa avaliação sua como cliente. Consequentemente, isso e facilitará seu acesso ao crédito. Esse pensamento torna muito mais prático e rápido o processo de avaliação do banco e aprovação do financiamento.

 

Separe comprovantes

Se por acaso você não quiser escolher a opção acima (de abrir uma conta no banco), terá de comprovar sua renda de outra maneira, apresentando holerites, declaração de imposto de renda e extrato bancário etc. Para adiantar e facilitar esse processo, separe todos os comprovantes dos últimos três meses (no caso de optar pelo extrato bancário).

 

Vá até o banco e inicie o processo

Chegou a hora de você procurar o banco escolhido e demonstrar seu interesse em contratar o empréstimo. Você vai precisar apresentar documentação específica. RG, CPF, comprovante de residência e de renda mensal atualizado. O proprietário do imóvel em questão também precisará apresentar a Certidão de Inteiro Teor do imóvel, conforme registrado em cartório.

Esses documentos serão estudados pela instituição financeira, que irá fazer uma análise minuciosa. Assim que o cadastro do financiamento for aprovado, o banco entrará em contato com o cliente. Dessa forma, somente, será possível prosseguir com o processo de aquisição.

 

Está em busca de um imóvel próprio? Nossa construtora pode te ajudar a realizar esse sonho. Cadastre-se em nosso site para receber as novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *