Que a Praia de Ipioca é uma das praias mais bonitas de Alagoas muita gente já sabe. Mas, além disso, você sabia que nela pode ser encontrada a segunda maior barreira de corais do mundo? Quer saber mais sobre esse assunto e entender por que investir em uma região que conta com esta proteção natural acaba se tornando muito mais rentável? Então continue com a gente e confira logo abaixo!
O que é uma barreira de corais?
Muito importantes para a vida marinha, os corais são animais cnidários. Ou seja, organismos pluricelulares de ambientes aquáticos. Eles possuem um exoesqueleto feito de calcário, e cada ser em uma colônia de coral é denominado pólipo (quando em sua forma adulta).
Mas, a formação de uma barreira se dá com a morte e decomposição dos pólipos, que ocorre por causa de condições ambientais. De maneira simplista, podemos dizer que acontece da seguinte forma: os pólipos morrem e a decomposição deles forma um substrato. Novos corais vão se acomodando sobre esse substrato e a partir disso as colônias de corais vão crescendo.
Quando atingem uma dimensão considerável, essas colônias formam um recife, e quando acontece de vários recifes se formarem próximos uns dos outros, eles passam a constituir uma barreira.
Qual é a importância de uma barreira de corais?
Como dissemos, os corais são muito importantes para a vida marinha. Para se ter uma ideia, é estimado que 65% dos peixes marinhos vivem nos corais.
Além disso, diversas espécies marinhas vivem e se reproduzem ao redor das estruturas coralíneas. Ou seja, isso quer dizer que os corais são fundamentais para a biodiversidade marinha. E se tratando de uma barreira deles, essa importância torna-se ainda maior.
Barreira de Corais de Ipioca
A barreira de corais de Ipioca, ou que se inicia em Ipioca, é chamada de Costa Dos Corais, e ela é nada menos do que a segunda maior barreira de corais do mundo! Ou ainda, a maior barreira de corais das Américas.
Trata-se de uma barreira com cerca de 120 Km de extensão, que ficam localizados entre os municípios de Tamandaré, em Pernambuco, e Maceió, em Alagoas. Imagina só quanta diversidade de peixes e outros animais marinhos ela não abriga!
Logo, possuir uma barreira de corais desta magnitude proporciona a Ipioca um mar de águas tranquilas, perfeito para pessoas de qualquer idade usufruirem. E como se não bastasse, essa riqueza natural rende ao bairro cenários de beleza ímpar, que podem ser vistos tanto à beira-mar quanto pelo alto, em alguns dos mirantes que se encontram por lá.
Além do mais, é por conta dessa diversidade que Ipioca figura entre as regiões mais bem valorizadas de Maceió. Afinal, quem não gostaria de poder apreciar esse espetáculo de perto? Ou seja, tudo isso que dissemos só confirma que a Praia de Ipioca reserva belezas incríveis para conhecer.
Não é à toa que quem a visita a considera uma praia paradisíaca, de beleza única. Uma experiência maravilhosa a ser vivenciada, e um lugar para preservar e celebrar sempre. Então, gostou de saber um pouco mais sobre a barreira de corais de Ipioca?
Se você deseja ler mais textos como esse, falando sobre as belezas naturais do litoral norte de Maceió ou com dicas do que você pode fazer por lá, é só clicar aqui e continuar acompanhando o nosso blog! Além disso, você pode preencher o formulário abaixo para receber nossas novidades em primeira mão. Aproveite!