Ter uma propriedade de veraneio pode trazer diversos benefícios para a sua família. É uma alternativa para descansar e sair da rotina, estar próximo da natureza, além de ser um investimento que no futuro pode obter retorno! Porém, para manter essa moradia ainda mais rentável e confortável, ter atenção com a manutenção da casa de praia é necessário!
Devido à maresia, falta de uso e partículas como ácaros e mofo, as prevenções e cuidados são fundamentais para que a sua casa se mantenha de forma funcional e efetiva, sendo um ambiente tranquilo e seguro para receber moradores e visitas.
A seguir, vamos lhe contar o necessário para manter a manutenção da casa de praia em dia, e como você pode fazer isso de forma econômica e que não gaste tanto tempo. Continue lendo!
Utilizar tintas adequadas e resistentes
Em cidades litorâneas, além da umidade constante, você pode enfrentar outros inimigos para a sua parede! Isso porque, devido à maresia e ao ar abafado dentro da propriedade, podem surgir mofos, substâncias químicas e desgastes físicos.
A primeira dica é verificar se as tintas usadas são adequadas para o ambiente. Caso esse não seja o tipo que você possui, pode ser uma boa solução preventiva esperar pela época do verão para trocar as pinturas da casa.
Lembre-se: atitudes preventivas podem ser um investimento seguro!
Troque estrutura metálicas e de madeira
Outra forma de fazer a manutenção da casa de praia é ficar de olho nas estruturas que você utiliza! Estruturas metálicas e de madeira não são indicadas para esse tipo de propriedade, já que podem oxidar, desgastar e até causar acidentes.
Isso porque o combo clima úmido + alterações de temperaturas afetam esses revestimentos. Tenha em mente que escolher itens indicados para esses ambientes, como fibra de vidro e aço inoxidável, pode evitar futuros gastos!
Fique de olho nos ambientes molhados
Muitas vezes, as casas de veraneio ficam fechadas por longos períodos de tempo com itens dentro da propriedade. Por isso, verificar se não há nenhum vazamento ou gotículas de água é essencial para que não ocorra nenhum acidente enquanto estiver fora, bem como o acúmulo de mofo.
Além disso, com o tempo, a água pode corroer o componente em que se encontra e acabar prejudicando o objetivo ou espaço. Sendo assim, deixar tudo seco é a melhor saída!
Proteja os cabos e itens eletrônicos
Com a falta de uso, os cabos e itens eletrônicos também são alguns itens que podem ser afetados durante o tempo que você e sua família estiverem fora.
Sempre desligar da tomada, guardar em um lugar seguro e coberto, fará com que eles durem mais tempo e que também não haja riscos, como perda do material ou falha. Além disso, fechar as tomadas e desligar itens de energia são uma segurança a mais contra curtos-circuitos e incêndios.
Utilize móveis impermeáveis
Com o desgaste do tempo e do ar, os tecidos do móveis podem ser afetados, acumulando bactérias, ácaros e até se degradando. Para manter a higiene do ambiente e torná-los mais versáteis, os produtos impermeáveis podem ser limpos com mais frequência e não há problema em deslocá-los por diversos ambientes de uma casa de praia.
Diante disso, a manutenção começa de dentro de casa como uma forma preventiva, mas que pode fazer com que a sua propriedade dure mais tempo, de forma confortável e segura.
Como você acabou de ver, fazer manutenção de casa de praia não é uma tarefa simples. No entanto, você pode se livrar de todo esse trabalho investindo em um condomínio com sistema de multipropriedade. Quer saber mais sobre ele? Confira nosso post sobre o assunto!