Conheça a rica história e a cultura do bairro Ipioca
Conheça a rica história e a cultura do bairro Ipioca

A 24 km do bairro da Ponta Verde, Ipioca possui características interioranas e um rico acervo histórico e cultural de Alagoas. Localizado na fronteira norte do município, a região é berço do segundo presidente do Brasil e conta com uma construção do século XVIII tida como uma das mais importantes do estado.

Confira neste texto um pouco da história de Ipioca, bairro da região norte de Maceió.

Onde fica localizada a região de Ipioca?

Um verdadeiro balneário permanente em Maceió, com desenvolvimento voltado para o veraneio desde a década de 1970. Com 10km de extensão de linha de costa, o bairro é limitado, ao norte, pelo rio Sauaçuhy e, ao sul, pelo rio Meirim. Conheça algumas curiosidades da história e cultura deste bairro de Maceió.

Marechal Floriano Peixoto

Bairro de nascimento do segundo presidente do Brasil, Marechal Floriano Peixoto, Ipioca guarda, com carinho, homenagens ao Marechal. Como, por exemplo, a escola municipal do bairro, que leva o nome do ex-presidente. No Alto de Ipioca, local da primeira casa de Floriano Peixoto, para alguns historiadores, foi instalado um busto de bronze.

Aos 16 anos, Floriano Peixoto se muda com a família para o Rio de Janeiro e conclui o seu curso secundário. Em 1858, ingressa na escola militar, se tornando membro e depois comandante do 1º Batalhão de Voluntários da Pátria na Guerra do Paraguai.

Igreja Nossa Senhora do Ó

De acordo com dados históricos, a Igreja Nossa Senhora do Ó foi construída em 1795. A principal versão em torno da edificação, segundo historiadores, gira em torno do início da invasão holandesa com objetivo comerciais. Na época, a região tinha como principal atividade econômica a cana-de-açúcar, além de ser um ponto estratégico militar. O Alto do Ipioca, presente até hoje no bairro, conta com visão privilegiada da costa e mar da região.

Em 1982, a construção foi tombada pela Secretaria de Cultura de Alagoas e, décadas depois, restaurada pelo Iphan com recursos provenientes do Governo Federal.

Atividades econômicas

Além da cana-de-açúcar e dos tradicionais engenhos de Maceió, a região teve seus anos de ouro no início do século XX com o aumento da produção têxtil e plantio do algodão até meados de 1983. Diante da crise e fechamento das indústrias do bairro de Maceió, a pesca se tornou a principal atividade econômica da população. Somente nos anos 90, a região se consolidou em uma localidade com vocação para casas de veraneio, hotéis e resorts.

O Ipioca Beach Residence, empreendimento de alto luxo da MME hotéis, é o primeiro multipropriedade de Alagoas e está localizado à beira-mar da praia de Ipioca.

Ipioca é um bairro da região norte de Alagoas com contribuição para a história de Alagoas e do Brasil. Berço do segundo presidente do Brasil, a região foi e ainda é um importante polo de desenvolvimento econômico e geração de empregos da capital alagoana. Bairro turístico, hoje, Ipioca continua se desenvolvendo com vocação para o mercado hoteleiro.

Acompanhe as novidades imobiliárias, dicas e curiosidades da região norte de Maceió. Assine a newsletter da MME Empreendimentos.

Receba nossas atualizações diretamente do seu e-mail. Asssine nossa newsletter.