Dicas e Novidades

Home office no apartamento - escritório em casa integrado à sala

Home office no apartamento: dicas de como montar o seu

Compartilhe

Hoje em dia, é muito comum que os profissionais decidam trabalhar dentro da própria casa. É o chamado Home Office. Porém, não basta sentar no sofá, ligar o computador e trabalhar. O ambiente ideal para quem trabalha no domicílio é um escritório dedicado dentro da própria residência.

Neste artigo trazemos algumas dicas de como montar um ótimo home office em sua casa. Confira!

 

Sobriedade sempre ajuda

Antes de montar o próprio home office, muita gente recorre ao Pinterest para se inspirar na hora de escolher uma boa decoração. Para alguns, quanto mais extravagante, melhor. Entretanto, isso pode não ser uma boa escolha.

Móveis muito chamativos e “diferentes” podem ser pouco ergonômicos, ou seja, atrapalhar a sua produtividade seja pela falta de conforto, como pela distração visual que podem causar, tornando o ambiente pouco harmônico.

Além disso, se o profissional recebe clientes, a decoração muito exagerada pode não agradar. Pode sim inovar, mas mantenha um mínimo de racionalidade em suas escolhas.

 

Ergonomia faz a diferença

Já que mencionamos a ergonomia, ela é um fator que deve ser priorizado na sua escolha de móveis para o home office. Lembre-se que você deve passar uma boa parte de seu dia neste espaço, por isso, ele deve ser confortável. Entretanto, conforto não é o único critério.

Afinal, não estamos falando de uma sala de estar ou um quarto de dormir, mas sim, um escritório que precisa inspirar produtividade e criatividade. Por isso, mais do que confortáveis, seus móveis precisam conferir condições ótimas para que você possa trabalhar sem apresentar lesões, dores, sonolência, e outros empecilhos.

 

Iluminação que mistura natural com artificial

Muito da produtividade providenciada por um ambiente profissional tem a ver com a iluminação do local. Uma luz insuficiente ou mal projetada, gerando uma condição visual inapropriada para que os olhos possam trabalhar durante horas a fio.

Por isso, a iluminação ideal deve misturar de maneira controlada a luz natural do Sol com a iluminação artificial para complementar a visão. Uma dica é usar lâmpadas LED, que têm alta eficiência para gerar luz branca, além de ter longa vida útil. Pode ser um bom modelo para o seu home office.

Deixe a luz do sol entrar. Ela ajuda você a economizar com energia elétrica, e é mais saudável para o seu trabalho. Permita também uma ventilação natural, evitando o acúmulo de bactérias e outros microrganismos em seu espaço.

 

Separe seu Home Office do restante da casa

Se você tiver recursos suficientes, separe o seu home office do restante da casa, utilizando um cômodo do imóvel apenas para sediar o seu escritório. Desta forma, você evita distrações que podem vir de seu ambiente familiar, como interação com familiares, alimentos e o atraente conforto da cama ou dos sofás.

Além disso, profissionais que recebem clientes precisam de espaços privativos para receber as pessoas com quem irão negociar. Por isso, ter um ambiente exclusivo para o home office é muito importante. Caso isso não seja possível por falta de espaço ou movelaria, adapte os seus móveis para se parecer a um escritório, e concentre-se no seu trabalho para não dispersar.

Gostou deste texto? Cadastre-se em nosso site para receber as novidades do mundo dos imóveis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *