Já pensou em ter um imóvel em frente ao mar para aproveitá-lo durante as férias e aos finais de semana? Um lugar que possa servir como um refúgio e local de descanso? Esse é o desejo de muita gente: ter um imóvel de veraneio para poder desfrutar e fugir um pouco do cotidiano estressante da cidade.
Mas escolher uma propriedade desse tipo pode não ser tão fácil assim. Por isso, na hora de investir em um imóvel é preciso pensar bem em todos os seus aspectos. E com uma casa de veraneio não é diferente. Para acertar na compra deve-se analisar tudo o que ela pode oferecer, assim como o que será necessário para mantê-la.
Dessa forma, você evitará cometer erros dos quais poderá se arrepender depois. Pensando nisso, decidimos trazer aqui quatro pontos importantes a serem considerados antes de você fazer essa escolha. Quer saber quais são eles? Então fique com a gente e confira!
Quatro dicas de como escolher casa de veraneio:
1. Pense no que você deseja e precisa
Mesmo para um imóvel de veraneio, existem muitas possibilidades. Ele pode ser uma casa mais isolada ou dentro de um condomínio; em frente ao mar ou não tão próximo da orla. Pode ser um apartamento em um empreendimento; uma propriedade fracionada ou unicamente sua. E diante de tantas possibilidades, é preciso saber definir bem o que é melhor para você.
Para conseguir fazer isso, comece com algumas observações iniciais: preciso de um local espaçoso para o qual possa levar toda a minha família e amigos, ou prefiro um local mais compacto? Faço questão de um imóvel em frente ao mar ou se ele estiver a algumas ruas de distância já está bom? Usarei o imóvel com frequência ou apenas por um período durante o ano?
Respondendo a essas perguntas você poderá começar a ter um pouco mais de noção do que é melhor para você. Por exemplo, se você pretende usar o imóvel apenas por um curto período a cada ano, será que vale a pena investir em um imóvel próprio ou não seria melhor investir em uma propriedade fracionada? Entendeu porque essas perguntas precisam ser feitas? Então pense sobre elas e comece a descobrir como escolher casa de veraneio!
2. Analise a localização atentamente
Que a localização é uma das características mais importantes de um imóvel a gente já sabe. E o mesmo vale para a casa de veraneio, afinal, não se trata apenas de pensar o quão distante ou não ela poderá ficar do mar. Mas, por exemplo, você parou para analisar se o imóvel em questão está em uma área valorizada, segura e de fácil acesso?
Ou seja, se quiser saber como escolher casa de veraneio sem erros, é fundamental que você pondere sobre os prós e contras do local a ser escolhido.
3. É indispensável pensar sobre a segurança
Outro aspecto fundamental a ser considerado, e que se relaciona com o anterior, é a questão da segurança. Por se tratar de um imóvel no qual você e sua família não estarão presentes o tempo todo, mais do que nunca, é preciso avaliar se a região onde você deseja investir é segura.
Então, o que queremos dizer é que, a menos que você tenha condições de providenciar um bom esquema de segurança para proteger seu imóvel, é melhor escolher as opções menos vulneráveis: uma propriedade dentro de um condomínio fechado ou em empreendimentos seguros.
4. Considere a manutenção
Por fim, não esqueça de considerar a infraestrutura do local e o que será necessário fazer para mantê-lo. Veja se o imóvel demandará muito trabalho e gasto de dinheiro da sua parte ou não. Planeje-se! Faça simulações e pense sobre tudo. Assim você evitará arrependimentos.
Então, gostou desse texto? Deseja ler outros como esse? Continue nos seguindo por aqui! Além disso, conheça nossos empreendimentos! Temos excelente opções de imóveis de férias para você investir. Clique aqui e conheça!