Quando se fala de investimento em imóveis, comprar para alugar pode ser uma boa alternativa para quem deseja conquistar uma renda no futuro. Mas, como todo investimento, existem riscos. Por isso, antes de tomar qualquer decisão, é preciso se planejar.
No entanto, se você deseja comprar um imóvel para alugar, saiba que há formas de descobrir se o seu investimento valerá a pena. Basta prestar atenção a alguns indicativos, tanto do mercado imobiliário quanto do imóvel que você pretende adquirir.
Quer saber quais cuidados tomar, e o que o imóvel precisa ter para ser um bom negócio? Então, vem com a gente! Abaixo te falaremos alguns pontos que devem ser observados antes de efetuar sua compra.
1. Contrate bons profissionais para te auxiliar
Você não tem a obrigação de saber tudo sobre o mercado imobiliário. Mas, se você deseja fazer um bom negócio, é preciso ao menos se informar com alguém da área. Por isso, ter apoio de bons profissionais do setor irá te auxiliar durante o processo de compra.
Afinal, você não vai querer empregar suas finanças em um negócio sem ter a certeza do que está fazendo, certo? Sendo assim, antes de comprar para alugar busque um corretor de confiança. Alguém competente, que tenha conhecimento da sua região e te direcione para o imóvel que esteja mais de acordo com o seu planejamento.
2. Avalie a taxa de vacância do imóvel
Não se trata de ser pessimista, mas de ser cauteloso. Faz parte dos cuidados a serem tomados pensar nos piores cenários para evitar que eles aconteçam. Dessa forma, é preciso avaliar o risco de vacância do imóvel. Ou seja, o risco dele ficar desocupado.
Sendo assim, como forma de se proteger dessa possibilidade, consultorias imobiliárias podem te fornecer os dados necessários. Mas, além disso, existem algumas pesquisas que você pode fazer sobre como é a procura por imóveis, pelo perfil de inquilino que você está considerando, na região que você busca.
3. Analise a qualidade do imóvel antes de comprar para alugar
Se o imóvel no qual você for investir já tiver sido construído, avalie não somente a unidade que você irá comprar, como também todo o empreendimento. Já se ele estiver na planta, pesquisar sobre o histórico da construtora, da empresa responsável, é a melhor opção.
Mas para além disso, é preciso fazer alguns questionamentos: como ele é ou será administrado; qual o valor do condomínio; qual o padrão de construção; como é a infraestrutura, quais as probabilidades de valorização.
Não trata-se apenas de pensar no retorno. Mas, também, de ter em mente que lugares deteriorados ou com taxas de condomínio altas afastarão possíveis locatários.
4. Considere os gastos que você terá ao comprar para alugar
Os gastos que você terá com o imóvel é outro ponto importante a ser analisado. Por exemplo, será necessário fazer alguma reforma no local? É importante considerar esse tipo de questão enquanto você pondera sobre o quanto você pretende lucrar com aluguel no futuro.
Pois, fazendo os cálculos necessários você evitará passar por apertos financeiros. Também por esse motivo, recomendamos pesquisar a média de preço dos aluguéis para o mesmo tipo de imóvel na localidade.
5. Pense no perfil de locatário e na localização
Pensar no perfil de locatário que você deseja atingir te ajudará a definir diversas características do seu imóvel, desde o tamanho à localização. Por esse motivo, pensar sobre isso é fundamental.
Por fim, não esqueça que a localização é umas das principais características a serem avaliadas no momento da compra. Portanto, ao comprar para alugar, observe se a região escolhida combina com o perfil de locatário que você quer atingir e, entre outras coisas, se ela tem potencial de crescimento e valorização. Assim como, se o empreendimento em questão oferece segurança
Quer ler mais textos como esse? Então continue acompanhando o nosso blog! Além disso, através do formulário abaixo você pode se inscrever para receber todas as novidades em primeira mão!