Comprar um imóvel na praia está na lista de desejos de muita gente. No entanto, mesmo para aqueles que já podem realizar esse investimento, não é incomum que surjam algumas inseguranças.
Afinal, por tratar-se de um imóvel cuja aplicação financeira tende a ser maior, costumam aparecer algumas dúvidas sobre a garantia do retorno esperado. Sendo assim, falaremos aqui sobre o que você deve considerar antes de comprar um imóvel na praia. Confira!
Quais as vantagens de um imóvel na praia?
Poder dormir e acordar perto do mar, não ter que fazer grande deslocamentos para colocar os pés na areia e sentir a brisa marítima. Essas são grandes motivações para quem busca comprar um imóvel na praia e, de fato, elas são importantes. Afinal, esse contato próximo com a natureza ajuda a relaxar e pode propiciar uma maior qualidade de vida.
No entanto, essas não são as únicas vantagens. Ainda dentro do fator qualidade de vida, um outro benefício que a proximidade com a praia pode trazer é a possibilidade realizar atividades físicas ao ar livre e, assim, se sentir mais motivado para fugir do sedentarismo.
Porém, é o potencial de valorização que pode ser definidor para a decisão de compra, uma vez que ele é uma das maiores garantias de retorno financeiro de um investimento. Imóveis localizados em regiões litorâneas, principalmente nas que ficam próximas das áreas urbanizadas das cidades, tendem a se valorizar com o passar do tempo. Logo, ter um imóvel na praia pode sim ser um excelente negócio.
Cuidados ao comprar um imóvel na praia:
1. Analise a localização
Para ter a certeza de que você irá realizar um ótimo investimento, analisar a localização é fundamental. Afinal, ela é uma condição determinante para a garantia de valorização.
Dessa forma, procure observar qual a proximidade da praia em relação ao imóvel no qual você está interessado. Além de outros fatores, como: facilidade de acesso, potencial de crescimento da região, proximidade das áreas urbanas e segurança.
2. Escolha um imóvel que se adeque ao seu perfil
Sua intenção é comprar um imóvel para revender, alugar ou morar? Você irá morar sozinho ou com a sua família? Qual é o seu estilo de vida e o que você espera do seu investimento? Perguntas como essas te ajudarão a se nortear para optar pelo imóvel que esteja mais de acordo com o que você deseja.
Nesse ponto, também é essencial fazer um levantamento de custos e pesquisar o histórico da empresa responsável pelo empreendimento. Assim como, é sempre bom lembrar que o imóvel também é um investimento para o futuro. Portanto, pense no amanhã.
3. Conte com o auxílio de um profissional
Ao estar em busca de um imóvel na praia que seja ideal para você e tenha potencial de investimento, poder contar com a ajuda de um bom corretor de imóveis é fundamental. A experiência de mercado desse tipo de profissional pode evitar que você entre em alguma cilada.
Outro ponto é que ele seleciona previamente os imóveis que mais se encaixam no seu perfil. Por fim, também um bom corretor é capaz de te oferecer o suporte necessário nos processos de negociação, análise do contrato e compra. Nesse caso, deve-se apenas ter o cuidado de selecionar um profissional confiável.
Quer ler mais textos como esse? Então continue nos acompanhando por aqui. Você também pode se inscrever através do formulário abaixo para receber todas as novidades em primeira mão! Ademais, basta acessar o nosso site para conhecer ótimos empreendimentos.