Você já ouviu falar sobre intercâmbio de imóveis? Sabe do que se trata? Essa alternativa para estadia está ganhando cada vez mais adeptos por todo o mundo, e pode se mostrar uma excelente oportunidade para várias pessoas.
Então, quer saber o que é e como funciona o intercâmbio de imóveis? Para isso basta continuar lendo este texto. Abaixo te contaremos tudo o que você precisa saber.
O que é o intercâmbio de imóveis para férias?
Como o nome já sugere, o intercâmbio de imóveis acontece quando o proprietário de um imóvel entra em acordo com o proprietário de outro imóvel para eles trocarem de casas por um tempo determinado.
Então, imagina que você irá sair de férias e sua casa ficará desocupada durante o tempo que você estiver fora. Você pode considerar realizar o intercâmbio de imóveis com alguém que seja dono de um imóvel localizado no lugar para o qual você vai, e que se interessa em passar um tempo na sua cidade no mesmo período em que você irá viajar.
Para quem tem famílias grandes, que costumam ter um grande custo com hospedagem nas férias, essa pode se revelar uma ótima alternativa. O mesmo serve para quem tem uma segunda propriedade que passa tempos desocupada.
Como funciona o intercâmbio de imóveis para férias?
O intercâmbio de imóveis costuma funcionar da seguinte forma: o proprietário interessado cadastra seu imóvel em um site de intercâmbio de casas para férias e, através da plataforma, entra em contato com os interessados em fazer a troca.
O processo é intermediado pelo site, e depois que os pormenores são acertados é só realizar a troca. O sistema pode parecer bem simples, mas isso não significa que ele não seja seguro. Também não significa que não haverão custos durante o processo.
A parte da segurança fica muito a cargo do site em questão. Por isso, é bom escolher bem a plataforma na qual você irá se cadastrar. É ela que irá dispor das ferramentas necessárias para verificação de dados e para tirar suas dúvidas e solucionar possíveis problemas.
No entanto, no que diz respeito aos custo, é preciso dizer que muitas plataformas costumam cobrar pelo cadastro do imóvel nelas. Trata-se de um espécie de assinatura pelo serviço. Entre as taxas que podem ser cobradas por alguns sites estão: valor caução, taxa para as verificações relativas à segurança, seguro contra danos ao imóvel, reembolso em caso de cancelamento, entre outras.
Os perfis dos imóveis tendem a ser bem detalhados, e o valor pago pelo seguro varia de acordo com a residência.
Quais cuidados tomar
Como já dissemos, é muito importante escolher um site confiável. Esse deve ser um dos primeiros cuidados a serem tomados. Além disso, é importante fazer um inventário do imóvel para incluir no contrato. Já para evitar confusões, considere avisar aos seus vizinhos sobre o fato de que terão outras pessoas ocupando o imóvel durante um tempo.
Ademais, no que diz respeito ao imóvel para o qual você irá, busque se informar sobre absolutamente tudo dele, desde localização à estrutura. Também procure se comunicar por chamada de vídeo com os interessados antes da realização da troca.
Por fim, não esqueça de deixar as regras estabelecidas no contrato e de se certificar se o seguro de vida e residencial estão sendo validados por um banco.
Gostou de saber sobre intercâmbio de imóveis para férias? Deseja ler mais textos como este? Então continue nos acompanhando por aqui! Além disso, você pode preencher o formulário abaixo para receber nossas novidades em primeira mão.