Se você está pensando em financiar um imóvel, já deve saber que existem diferentes impostos e taxas que são somados às parcelas ao longo do tempo. Por isso, é muito importante se informar sobre cada um deles para evitar imprevistos. Um desses impostos é o Índice Nacional do Custo de Construção (INCC), que incide apenas sobre imóveis em construção.
Para tirar todas as suas dúvidas sobre o INCC e saber como ele pode interferir nas parcelas do seu imóvel, preparamos este post imperdível. Confira!
Como é calculado o INCC?
Assim como qualquer produto ou serviço, os custos com construção variam ao longo dos meses do ano. Isso pode acontecer por causa da variação na disponibilidade de matérias-primas ou mesmo por causa da valorização ou desvalorização da moeda. Esses fatores fazem com que os materiais, e até mesmo a mão de obra, sofram alteração em seus preços.
Dessa forma, é impossível uma construtora prever o valor total da construção de um empreendimento. No máximo, o que se pode fazer é um planejamento, considerando a média de preços ao longo dos anos. No entanto, imprevistos, como a crise causada pela pandemia de Covid-19, podem alterar muito o valor final.
É por isso que, quando você compra um imóvel que ainda está em construção, o valor das parcelas é corrigido mensalmente até a entrega das chaves. O percentual dessa correção corresponde ao INCC, um índice calculado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e que informa sobre a variação média dos preços relacionados à construção civil.
Para calcular esse índice, os pesquisadores da FGV realizam uma pesquisa de mercado nas sete maiores capitais brasileiras, identificando os preços de materiais, equipamentos, mão de obra e outros itens que são indispensáveis ao setor. Com esses dados em mãos, eles estabelecem um comparativo com o mês anterior e observam se houve aumento ou queda, estabelecendo o percentual referente ao mês corrente.
Como o INCC interfere no financiamento?
Você já viu o que é o INCC, como é calculado e já sabe que ele incide exclusivamente sobre imóveis em construção. Agora, é hora de compreender como essa taxa é incorporada ao valor das parcelas do seu financiamento e como ela influencia no valor.
Como falamos acima, os pesquisadores da FGV divulgam o percentual do imposto mensalmente. Por causa disso, todos os meses sua parcela será reajustada, com o objetivo de corrigir o valor de acordo com os custos de construção.
Para descobrir o valor do imposto a ser pago em cada parcela, você deve primeiramente descobrir qual o total da sua dívida restante. Para tanto, multiplique o valor fixo do financiamento pela quantidade de parcelas que ainda restam. Depois de descobrir o montante, basta multiplicá-lo pela taxa do INCC vigente.
Como mostramos, se você pensa em comprar um imóvel em construção, é muito importante conhecer o INCC e saber como ele funciona para prever seus gastos e garantir maior tranquilidade.
Agora que você já sabe o que é o INCC e como ele interfere na compra do seu imóvel, que tal receber mais conteúdos sobre o setor imobiliário e ficar bem informado para fechar seus negócios com mais segurança? Assine nossa newsletter agora mesmo!