Você sabe o que é uma Zona de Interesse Turístico (ZIT) e como ela influencia na valorização de imóveis? Já faz alguns anos que criou-se essa denominação para especificar locais com determinadas características.
No entanto, muito ainda se desconhece sobre as ZITs. O que elas são? Porque são classificadas dessa maneira? De que maneira elas influenciam no preço dos imóveis que estão dentro delas? Essas, por exemplo, são algumas das dúvidas que costumam surgir. E, para solucioná-las de uma vez por todas, decidimos trazer aqui tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Então, vamos lá?
O que é uma Zona de Interesse Turístico?
Uma Zona de Interesse Turístico nada mais é do que um lugar, em território nacional, que apresenta potencial turístico. Por isso, também trata-se de regiões para as quais são pensados projetos específicos, que visam estimular o desenvolvimento turístico delas.
Sendo assim, por vezes essas áreas contêm ocupações mistas. Ou seja, residenciais, comerciais e de prestação de serviços. Além de que busca-se nelas incentivar a produção de emprego e renda, bem como a preservação dos seus bens naturais e culturais.
Qual a importância de uma Zona de Interesse Turístico?
Por se classificar como uma região para interesses específicos, na qual há incentivo a geração de renda e proteção ambiental, uma ZIT exerce uma influência positiva em sua comunidade.
Por exemplo, podemos tomar Ipioca como um modelo de ZIT maceioense. Um local que, por se tratar de uma área de interesse turístico, tem recebidos diversos investimentos tanto por parte da iniciativa pública quanto privada. Isso fez e faz com que essa região se torne uma área em constante desenvolvimento e, ao mesmo tempo, preservação.
Inclusive, por falar em preservação, uma das medidas para conservar as características de uma Zona de Interesse Turístico diz respeito a arquitetura das construções. Por elas estarem inseridas em uma ZIT, precisam respeitar um padrão preestabelecido. É por esse motivo que não se encontram prédios altos em Ipioca, por exemplo. Isso garante uma maior integração com a natureza e conservação de paisagem da região.
De que maneira uma ZIT influencia na valorização de imóveis?
Muito do potencial de valorização de um imóvel está relacionado a região na qual ele se encontra. Logo, não é à toa que se dá tanto valor à localização quando se considera fazer um investimento imobiliário. Isso acontece porque, como sabemos, a localização de um imóvel influencia em fatores como segurança, comodidade, facilidade de deslocamento e, até mesmo, qualidade de vida.
Dessa forma, é fácil constatar como um local influencia na valorização imobiliária. E é essa mesma lógica que rege as ZITs. Afinal, como a denominação já diz, uma Zona de Interesse Turístico é um zona. Ou seja, é uma área territorial, uma localização. Sendo assim, ela exerce influência na valorização dos imóveis que contêm.
Mas aí pode surgir a pergunta: essa influência seria positiva ou negativa? Bem, considere o que foi dito mais acima. “Trata-se de regiões para as quais são pensados projetos específicos, que visam estimular o desenvolvimento turístico delas.” Isso quer dizer que um imóvel localizado em um ZIT é um imóvel localizado em uma área que recebe investimentos, que está sempre se desenvolvendo e, por isso, claro, tem seu potencial de valorização influenciado positivamente. Logo, trata-se de um ótimo lugar para investir.
Gostou desse texto? Então continue nos acompanhando por aqui! Além disso, você pode preencher o formulário abaixo para receber nossos conteúdos em primeira mão. Ou clicar aqui para conhecer nossos empreendimentos.