Casa ou apartamento de praia? Veja como escolher
Casa ou apartamento de praia? Veja como escolher

Adquirir um imóvel na praia é o sonho de muitos. Afinal, viver perto do mar e da natureza pode promover mais qualidade de vida, estimulando a prática de esportes ao ar livre e diminuindo a incidência de doenças psicológicas, como a depressão. Além disso, ainda há o benefício da possibilidade de rentabilizar o investimento alugando o imóvel por temporada.

Diante das oportunidades, a escolha do imóvel ideal se torna um desafio. No texto de hoje, você vai descobrir os principais pontos a considerar e evitar na hora de decidir entre casa ou apartamento de praia. Confira!

Como escolher o imóvel ideal na praia?

O caminho da escolha perfeita pode ser resumida em três palavras: necessidades, objetivo e custos. Dessa forma, é possível avaliar, entre os principais fatores de compra, aqueles que estão mais alinhados com o seu propósito e momento de adquirir um imóvel na praia.

Leia, abaixo, em detalhes, como eliminar a dúvida entre a compra de casa ou apartamento e escolher o imóvel ideal de praia!

Liste as necessidades

O quesito necessidade, em geral, está relacionado à compra visando à moradia. Pois, normalmente, essa compra considera aspectos da rotina do morador e da sua família. Portanto, neste ponto, o morador deve colocar na balança o que, de fato, precisa. 

Vale ressaltar a importância de não confundir necessidade com desejo. As prioridades para uma família grande, por exemplo, podem ser o espaço maior, mais seguro ou com opções de lazer para crianças e pets.

Defina o objetivo da compra

Além da compra de um imóvel para morar, existem outros objetivos. Um deles é a compra de um segundo imóvel na praia para curtir de vez em quando, aproveitando os momentos de folga do trabalho ou alugar por temporada para rentabilizar o investimento.

Embora seja o modelo mais comum, ter um imóvel 100% próprio, nesse caso, pode gerar custos maiores para o proprietário pagar sozinho. Veja como um bom planejamento pesa na decisão lendo o próximo tópico e conheça também o sistema de multipropriedade.

Analise os custos

Como exemplo, as suas necessidades e objetivos levam você a escolher uma casa. No entanto, a análise dos custos precisa ser feita antes de fechar negócio. Por isso, aqui, o tradicional planejamento deve ser uma prioridade independente do porquê da compra.

Isto é, quanto o imóvel pode consumir da sua renda e qual o potencial dele de se tornar um ativo, gerando renda extra. Há 30 anos no Brasil, o modelo de multipropriedade dá a chance para pessoas comuns comprarem frações de um imóvel, dividir custos e tê-lo à disposição para usufruir ou alugar durante a época do ano contratada.

Apesar da escolha da casa ser a primeira opção e preferida da família devido ao espaço e privacidade que o imóvel dispõe, os apês à beira-mar podem ser mais práticos, seguros e conter áreas compartilhadas de lazer maiores e mais atrativas.

Conheça o nosso lançamento Ipioca Beach Residence, à beira-mar de Maceió. Um multipropriedade perfeito para aproveitar os períodos de descanso e rentabilizar.

Receba nossas atualizações diretamente do seu e-mail. Asssine nossa newsletter.