Passo a passo para utilizar um imóvel multipropriedade
Passo a passo para utilizar um imóvel multipropriedade

Para entender como utilizar um imóvel multipropriedade, você precisa saber, primeiro, o que é e como funciona esse tipo de arranjo imobiliário. Ele ocorre entre construtora e comprador, geralmente são locais sediados em paraísos turísticos.

As vantagens de embarcar nos negócios com uma multipropriedade são muitas. A  possibilidade de passar as férias em verdadeiros oásis de conforto e redução de custos de manutenção são alguns dos benefícios a longo prazo.

Então, se você quer saber os segredos de como funciona esse tipo de empreendimento, continue lendo tudo que trouxemos sobre o tema multipropriedade a seguir. Você com certeza vai querer ter a sua depois de saber mais sobre ela!

Passo 1: Conheça o que é multipropriedade

O conceito de multipropriedade engloba nada mais do que a noção de que múltiplos proprietários de um mesmo imóvel existem. Ela costuma ser localizada em regiões marcadas fortemente pelo movimento constante de turistas, seja pelas belezas naturais ou por conta dos atrativos culturais da região ao longo do ano.

De tal modo, na multipropriedade, cada um dos proprietários de um mesmo imóvel é titular da propriedade de um imóvel. Esse período é proporcional e equivalente ao investimento de cada um dos proprietários desse imóvel, devendo ser usufruído de forma alternada por eles.

Passo 2: Entenda os direitos do multiproprietário

O Código Civil brasileiro também dispõe acerca da multipropriedade alguns outros detalhes consideráveis. Um dos principais passos para utilizar a sua é saber quais são os seus direitos enquanto multiproprietário de um imóvel dessa natureza.

As benesses de ser um dos proprietários de uma multipropriedade, conforme a legislação brasileira, incluem:

  • Utilizar você mesmo o imóvel, incluindo as instalações, equipamentos e mobiliário;
  • Participar e votar nas assembleias gerais do condomínio em multipropriedade ou edilício;
  • Negociar a titularidade da propriedade. 

Passo 3: Cuide da sua multipropriedade

Em locais como os condomínios da MME, você encontra várias comodidades, incluindo a manutenção da sua multipropriedade. Esse diferencial ajuda você a cumprir com a sua parte e zelar pelo seu imóvel, que também é do outro proprietário por um tempo.

Se você espera receber a sua multipropriedade em bom estado para aproveitar tudo que tem de melhor nela, faça também a sua parte. Seja um bom proprietário e não permita que nada saia do controle ou seja gravemente danificado, como você gostaria que o outro proprietário também cuidasse.

Passo 4: Entenda as obrigações do multiproprietário

Ser dono de uma multipropriedade também traz consigo diversos deveres e compromissos. Afinal, ela envolve um acordo legal entre diferentes partes interessadas no imóvel e na manutenção da sua integridade, bem como do seu valor.

Pensando nisso, o passo crucial para que todos aproveitem igualmente e de maneira justa a multipropriedade, vale a pena saber e seguir com as suas obrigações. Conheça as principais:

  • Em caso de defeitos, avarias e vícios no imóvel, comunicar imediatamente ao administrador;
  • Responder pelos danos causados à multipropriedade durante seu uso e seu período de responsabilidade por si próprio ou por terceiros autorizados por você;
  • Pagar a contribuição condominial, ainda que renuncie ao usufruto total e parcial do imóvel e das áreas comuns;
  • Usar o imóvel e suas instalações, equipamentos e mobiliário, de acordo com seu destino e natureza;
  • Utilizar o imóvel apenas no período da sua fração de tempo.

Se você gostou do perfil desse tipo de investimento e de negócio imobiliário, que tal adquirir a sua multipropriedade MME? Conheça nossos projetos clicando aqui e veja qual deles mais se encaixa com as suas necessidades!  

Receba nossas atualizações diretamente do seu e-mail. Asssine nossa newsletter.